quarta-feira, 9 de setembro de 2009

POST AULA - Comércio Eletrônico - Utilização, tipo de serviço e cuidados a serem tomados

Eu utilizo, e muito, o comércio eletrônico. Mas vou começar primeiro explicando o que é comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, pois muita gente pensa apenas em compras de bens materiais feitas pela Internet.
O conceito é, na verdade, um pouco mais amplo: transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. É o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações, ou entre indivíduos, ou ambos, que permeia a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamentos eletrônicos.
O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico. O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala. Muitos ramos da economia agora estão ligadas ao comércio eletrônico. No início, a comercialização on-line era e ainda é, realizada com produtos como CD's, livros e demais produtos palpáveis e de características tangíveis. Contudo, com o avanço da tecnologia, surge uma nova tendência para a comercialização on-line. Começa a ser viabilizado a venda de serviços pela web, como é o caso dos pacotes turísticos, por exemplo. Muitas operadoras de turismo estão se preparando para abordar seus clientes dessa nova maneira.
Posso então aqui falar que utilizo muito o site da Submarino, para compra de livros, o site da Americanas para compra de eletrônicos, como os sites das empresas aéreas, Gol e Tam, para compra de bilhetes via internet.
Um dos fatores primordiais para o acontecimento e desenvolvimento do comércio eletrônico é a segurança, tanto das informações dos consumidores quanto das transações dos comerciantes. É um fator decisivo na aquisição e retenção de possíveis clientes dos vários sites on-line., pois a segurança na transmissão de dados é um dos empecilhos para a concretização de compras na rede pelo internauta e na divulgação de seus dados pessoais, como RG, CPF e número do cartão de crédito.
Deve-se ficar atento quando for realizar negócios na Internet, se os sites têm um procedimento automático de coletar dados com segurança e processar pagamentos de cartões de débito ou crédito. Assim sendo, uma das técnicas mais utilizadas no mundo inteiro é a criptografia (a criptografia é fundamentada em algarismos matemáticos que “quebram” as informações em configurações não legíveis, e quando chega a seu destino, o mesmo algoritmo é utilizado para restabelecer as informações “quebradas” em sua forma original.)
Os sistemas de criptografia fornecem um elevado nível de confiança, integridade e autenticidade à informação que está circulando pela Internet. Através da criptografia, apesar das informações trafegarem em via pública, existe privacidade às mensagens e aos dados armazenados, à medida que são incompreensíveis para quem não tem acesso à chave criptográfica.
Outra dica importante é procurar fazer compras em sites que sejam conhecidos, que possuam certificados de segurança e, principalmente, que possua uma central na qual você possa tirar suas dúvidas e fazer alguma reclamação, caso seja nescessário.

0 comentários:

Postar um comentário