quarta-feira, 9 de setembro de 2009

POST AULA - Quais requisitos de um provedor da Internet.

São necessárias poucas peças para se tornar um ISP. Dividindo-se a infra-estrutura de um ISP em três áreas distintas, consegue-se ver facilmente onde cada peça se encaixa.
1. Rede Central - Esta parte é responsável pela conexão com a WAN. Isso resume a Internet, sendo uma rede de redes, ela é apenas uma simples conexão entre um ISP com outro ISP.
2. Rede de Distribuição - Aqui é onde os serviços Backbone se conectam a rede de acesso. A Ethernet define o backbone do ISP e mantém tudo unido.
3. Rede de Acesso - Aqui é onde os serviços de acesso são adicionados, por exemplo, esses podem ser os Servidores de Acesso Remoto (RAS), para modems dial up ou DSL para conexões de linhas dedicadas.
A primeira peça do equipamento a se considerar é o switch Ethernet. Assim como o backbone do ISP, a Ethernet é o denominador comum que permite que equipamentos de diferentes fabricantes se interconectem. A partir do ponto de distribuição, um ISP pode adicionar serviços de acesso, assim como, largura de banda adicional.
A rede de acesso do ISP é o ponto onde os usuários se conectam ao serviço. A forma mais comum é através de modems discados. Antes, os modems de mesa e os servidores de terminal eram a forma padrão para se conectar. Hoje, com a queda de preço das linhas E1 e dos modems V.90, um único equipamento integrado oferece a melhor solução. Esse equipamento é chamado Servidor de Acesso Remoto (RAS).
O RAS se conecta à companhia telefônica local através de um linha E1, e ao switch Ethernet local. Quando os usuários fazem uma chamada para se conectar ao provedor , o RAS responderá a chamada com um de seus modems. Após conectar o usuário, o RAS pegará os pacotes IP e os enviará para a Internet.
O RAS opera da seguinte maneira:
1. Um usuário disca o número do telefone de acesso do ISP usando seu modem e o RAS responde a ligação através de um modem.
2. Após conectar os modems, inicia-se uma sessão PPP entre o usuário e o RAS.
3. Através do PPP, o RAS obtém o nome de usuário e a senha.
4. O RAS pesquisa um servidor RADIUS e autentica o usuário.
5. Sendo um usuário válido, o RAS lança automaticamente um endereço IP para o usuário e termina a configuração da conexão. O usuário está pronto para navegar pela Internet e enviar e-mails.
A próxima peça é o roteador. Ele conectará a rede do ISP ao provedor upstream. É através deste provedor que se conecta a outras redes e hosts, ou em outras palavras à Internet. O provedor upstream, nada mais é do que um ISP que se conecta diretamente à rede mundial e vende serviço de acesso a ISP's menores alocando sub redes.
Em seguida são necessários os servidores. Os serviços básicos que qualquer ISP precisa para prover acesso, são:
1. DNS - Resolução de nome de domínio primário/secundário
2. RADIUS - Autenticação de usuário e contas
3. WWW - Servidor Web
4. E-mail - Provedor de serviços POP3/IMAP4 e SMTP
DNS - é o método pelo qual os computadores traduzem nomes como www.blackbox.com.br em um endereço IP. Isso é feito porque todo tráfego na Internet é baseado em endereços IP e os nomes são mais fáceis para os seres humanos memorizarem.
RADIUS (Remote Authentication Dial In User Service) - Serviço de autenticação remota de usuários discados. É o protocolo de autenticação, onde um cliente, como por exemplo um RAS, requer ao servidor RADIUS a validação de um usuário. Os nomes de usuários e senhas, assim como parametros adicionais são mantidos em um banco de dados centralizado. O registrador RADIUS rastrea as transações de autorização e autenticação e captura as estatísticas de cada sessão. Existem muitos servidores RADIUS gratuitos disponíveis na Web, e muitos sistemas tarifadores ISP incorporam suporte a RADIUS em seus pacotes.
E-mail e hospedagem Web são as mais básicas e importantes partes do portifólio de serviços do ISP. Esses servidores enviam e armazenam os e-mails endereçados para os assinantes do ISP. Atualmente, a hospedagem Web é tão comum que ela é freqüentemente incluida no pacote de acesso básico. Todos os softwares necessários estão disponíveis gratuitamente na Web e normalmente vem pré-instalado com o sistema operacional. Opcionalmente, serviços de e-mail/www/FTP podem ser feitos com um servidor especial.
Todos os quatro serviços podem ser executados em um único servidor, contudo, as modernas engenharias de rede difunde a distribuição entre dois ou três servidores. Isso permite o back-up de serviços em servidores alternados. Afinal, os assinantes querem serviços 24 horas por dia sem interrupções
Como pode ser observado, hoje, a Internet representa um novo mercado de serviço de comunicação. Recurso de massa e baixo custo facilitaram a construção de um provedor de Internet. Com poucos equipamentos e alguns softwares gratuitos, ficou muito fácil montar um ISP.
Qualquer pessoa ou empresa pode ser provedor de acesso Internet no Brasil. Não existe nenhuma legislação que impeça ou que exija certificação técnica.

0 comentários:

Postar um comentário